Confira 5 dicas para inovar e acompanhar tendências do mercado


Albert Einstein já dizia que para chegar ao novo é preciso buscar novos caminhos. O físico considerava que “insanidade é fazer sempre a mesma coisa várias e várias vezes esperando obter um resultado diferente.” 

A inovação não é algo que conseguimos alcançar durante a nossa rotina diária. É preciso sair dela, ter tempo e fazer análises. Às vezes, parece difícil e você pode chegar a pensar que só pessoas criativas podem inovar. Contudo, neste post, vamos dar algumas dicas para que você consiga pensar fora da caixa e acompanhar as tendências do mercado. 

1. Dedique uma parte do seu dia à pesquisa

Como dissemos, o dia a dia sufoca um pouco a reflexão. Por isso, separar um tempo para pesquisar as tendências é o ideal. Pode ser somente meia hora, mas essa prática tem que estar na sua lista de afazeres para que se torne um hábito. Vale pesquisar pela internet, andar pelas ruas do bairro, visitar outros empreendimentos como o seu ou qualquer outra atividade que faça você obter insumos para novas ideias e que não afete a sua produtividade.  
 

2. Participe de eventos do seu segmento de atuação

A melhor forma de fazer networking é começar a frequentar eventos importantes para a sua área. Lá você também vai entrar em contato com o cenário atual do mercado e encontrar novas soluções para o seu empreendimento. Prefira os eventos da sua região, mas prepare-se para alguns de âmbito nacional. 

3. Fique de olho nas boas práticas de grandes empresas

Tem alguma empresa que você admira, mesmo não sendo diretamente ligada ao seu negócio? Então, comece a segui-la em redes sociais, blogs e, até mesmo, em revistas especializadas. Leia bastante, pois o conhecimento também pode fazer com que você adapte uma prática para a sua empresa. 

4. Cuide do relacionamento com os seus clientes

Sabe aquela história que o mundo Disney faz bem em encantar o cliente com coisas simples? Seu esforço deve ser sempre causar uma boa experiência no momento em que ele entrar em contato com a empresa e continuar esse relacionamento de forma pró-ativa em datas importantes, como o aniversário dele, o Dia do Cliente e as festas de final de ano. Quem sabe ele não pode ser fonte de um processo de melhoria? 

5. Pratique o ócio criativo

Durante um tempo, esse conceito foi mal compreendido. Achava-se que o ócio criativo era uma desculpa para não fazer nada. No entanto, as melhores ideias vêm quando você não está pensando nelas. A mente faz isso com a gente. Se você perguntar aos fundadores de várias startups como eles criam, a maioria vai responder que, para arejar a cabeça, eles saem do escritório e vão andar de bicicleta, por exemplo. 

Agora que você já sabe o que fazer para inovar e acompanhar as tendências do mercado, faça disso um hábito, como parte da sua rotina. Depois discuta com pessoas que podem agregar ou melhorar suas ideias. 

Gostou deste post? Então siga a gente no Instagram e receba mais dicas. 



  • 1
Exibindo 1 de 1