As 10 mudanças que impactam a sua forma de conseguir clientes

Hoje vamos responder uma pergunta muito comum: Como a gente tem feito para atrair seguidores de qualidade?

Produzindo conteúdo relevante para o tipo de pessoas que queremos atrair! Só que, além de produzir esse conteúdo, nós estamos atentas ao fato de que algumas mudanças impactam diretamente a forma como as pessoas consomem esse conteúdo e precisamos observar essas mudanças já que não queremos produzir um excelente conteúdo que não será consumido. ??

Para isso, vamos te explicar quais foram as 10 mudanças no comportamento do consumidor, que impactam a sua forma de conseguir clientes! Você deve observar atentamente essas mudanças para ter melhores resultados e não perder seu tempo.

1 - Mais desatentas

A primeira mudança que afeta a sua forma de conseguir clientes é que as pessoas estão mais desatentas. Nós estamos mais conectados, porém o excesso de dispositivos, redes sociais e aplicativos aumentaram a nossa distração.

Nós estamos online, porém distraídos! Nós temos conhecimento, porém o excesso de informações nos atrapalha. Com tudo isso ficou mais difícil nos concentrarmos e por causa disso, estamos também com dificuldade de tomar decisões.
 
Então a questão é:
 
Como você vai fazer para conseguir a atenção do seu cliente? Como você vai se destacar no meio de tantas marcas, mensagens, vídeos, fotos. O que você vai fazer para a sua postagem não ser só mais uma?

Primeiro você precisa conhecer muito bem o seu cliente, saber o que ele precisa, quais são seus sonhos, suas dores, o que ele busca... Se você conhecer profundamente seu cliente, você criará conteúdos capazes de chamar a atenção dele.

Nós criamos uma aula sobre personas para te ajudar com isso.
 
2 – Menos intrusiva

Cada vez mais as pessoas estão evitando as comunicações mais intrusivas. O que seria isso? As pessoas estão preferindo utilizar plataformas e aplicativos que não mostram divulgação ou que não fazem isso de forma exagerada.

Você mesmo não deve ficar nada feliz quando aparece um anúncio na tela do seu computador ou do seu celular de surpresa atrapalhando a sua vida.

Alguns usuários até instalam bloqueadores de anúncio no navegador para evitar essas divulgações intrusivas. A melhor opção é você falar para quem quer te ouvir, no local e no momento que a pessoa quiser escutar a sua mensagem.

Não estamos dizendo que você deve evitar usar o Facebook Ads ou o Google Ads, mas se as pessoas já estão muito resistentes a isso, seja criativo na sua segmentação e entregue algo de valor, sendo o menos intrusivo possível!
 
3- Mais diálogo

A terceira mudança está totalmente relacionada com a segunda, já que os clientes não querem mais propagandas intrusivas, que interrompem e atrapalham, você precisa dialogar mais, conversar mesmo, como se o cliente fosse um grande amigo.

As pessoas não querem mais propaganda formais e frias, elas querem ver os bastidores, o dia a dia, querem dar opinião, serem ouvidas.

Os profissionais e empresas que estão de destacando hoje, conseguiram deixar a sua comunicação mais humana, mais íntima.

Mesmo que você tenha um negócio formal (B2B) que atende outras empresas, lembre-se que as empresas são movidas por pessoas, e que para nós humanos o emocional sempre fala mais alto que o racional.

Pense nisso quando for criar qualquer comunicação para seus clientes!
 
4 – Poder na mão do consumidor

O poder está na mão do consumidor! Sim, amigos, acabou aquela história do consumidor só receber ordens.

Temos um exemplo desse poder, mesmo sendo dessa geração que estava acostumada a receber passivamente conteúdos de marcas e empresas, nós já nos adaptamos a essa nova realidade.
A Marcela já conseguiu até fazer com que uma marca mudasse um produto.

Depois de insistentemente mandar mensagens através do Facebook, eles fizeram o produto do jeito que ela, e outras centenas de pessoas, pediram. Imagens que provam ??



Esse episódio ilustra bem como as empresas devem entender que o consumidor agora tem o poder de dizer para a marca o que ele quer.

Hoje, o mercado está mais competitivo e as marcas e empresas sabem que o consumidor tem muitas opções e muito poder. Portanto, escute o seu cliente, nos diferentes canais que ele fala e com atenção!

5 – Mais boca-a-boca

A quinta mudança é o aumento do boca-a-boca. Nós vimos que a quarta mudança foi que o poder está na mão dos consumidores, os clientes atuais são os mais poderosos e bem informados de todos os tempos, porém como vimos na primeira mudança, as pessoas estão o quê? Distraídas, sem atenção e por isso com maior dificuldade de tomar uma decisão.
 
Então, o que as pessoas fazem?
 
Pedem opinião de amigos e familiares, por isso, o boca-a-boca nunca fui tão forte.
 
Até porque antes para conseguir opiniões, você gastava tempo ligando para as pessoas, conversando, agora, por exemplo, você pode jogar a pergunta no grupo de WhatsApp da família e de amigos e recebe o retorno sem esforço. Assim, o processo de tomada de decisão fica mais rápido, você não perde tempo para avaliar um monte de empresas antes de tomar uma decisão.
 
Agora uma dica para quem tem uma empresa e quer facilitar a decisão de compra das pessoas:
 
Tenha depoimentos dos seu clientes satisfeitos, até porque já foi comprovado que as pessoas acreditam mais na opinião de um estanho do que na de um vendedor ou funcionário da empresa.
 
6 – Mais interativas

As pessoas não querem mais apenas receber o seu conteúdo de forma passiva, elas querem poder interagir com ele!

Tem uma ação de um curso de Inglês que é bem interativa, eles usaram o Twitter e criaram uma divulgação em que aparecia a imagem de uma bomba relógio na tela do twitter da pessoa com um texto pedindo para cortar o fio da cor verde, para que seu twitter não explodisse. A cor do fio estava escrita em Inglês. Se a pessoa cortasse o fio errado, a página do twitter tremia e simulava uma explosão com a mensagem de que a pessoa precisa aprender Inglês.

Outra ação interessante e bem interativa foi a de uma loja de roupas que colocava, em suas lojas físicas, cabides com “contadores de likes” em algumas peças. As fotos dessas peças estavam nas redes sociais da Loja e os likes dados nas redes eram atualizados nos cabides das lojas físicas em tempo real. Legal né?

Você pode pensar em uma ação mais simples como criar um quiz, por exemplo. O importante é você utilizar essa característica de interatividade a seu favor!
 
7 - Histórias envolventes

Nós vimos que as pessoas estão distraídas, sem atenção, por isso, nunca foi tão importante contar histórias, o famoso Storytelling que significa a capacidade de contar histórias relevantes, que prendem a atenção dos consumidores distraídos da atualidade.

Lembra também que as pessoas estão se protegendo contra propagandas? Pois é, contar uma história é a melhor forma de contornar isso. Ao invés de só falar que ser serviço é bom, você deve contar uma história mostrando as transformações que o personagem teve após usar seus serviços.

As histórias são tão importantes porque elas causam emoção! Uma boa história tem personagens que se assemelham ao seu público, tem um conflito a ser resolvido, tem um clímax e depois a solução. Tudo isso vai gerar interação, emoção e diálogo.

Por isso, na próxima vez que você for falar sobre seus serviços que tal contar uma história?
 
8 – Mais móveis

Essa deve ser a característica que as pessoas mais ignoram e uma das principais! Nosso acesso a comunicação é muito móvel. Usamos muito celular e você tem uma grande chance de impactar o seu cliente quando ele está nesse momento de mobilidade.

Lembrando que além da atenção dele estar talvez menos focada, por ele estar na rua e não parado em frente a um computador, não podemos ignorar que a nossa internet no Brasil é limitante. Se você, por exemplo, envia um catálogo de produtos via WhatsApp para o seu cliente, com 10MB, e o pacote de dados dele é limitado. Ou ele não vai baixar, ou vai baixar automaticamente no celular dele e ficar bem chateado.

O tamanho dos textos também deve ser observado. Apesar de já estarmos acostumado a ler no celular, não é uma leitura tão confortável e a pessoa pode ler só as primeiras palavras e perder o interesse no seu conteúdo se você não passar logo nas primeiras linhas a importância do seu conteúdo.

O legal aqui é você fazer sempre um exercício bem simples de se perguntar: você gostaria de receber essa mensagem, nesse formato, no seu celular? ??
 
9 - Imediatistas
 
Essa mudança é importantíssima! O excesso de informações, de mensagens e interações trouxeram a sensação que temos menos tempo do que tínhamos antes, e para dar conta de tanta coisa, nós estamos com muita pressa, muito imediatistas, queremos tudo para ontem!
 
Você sabia que as pessoas esperam em média apenas 5 segundos para um site abrir? E que para o Google sites que levam mais de 2 segundos para abrir são mostrados menos nas buscas?
 
Sim, nós estamos tão imediatistas que 2 segundos parece uma eternidade.
 
Então como eu faço para chamar a atenção do meu cliente?
 
Vá direto ao ponto, os primeiros segundos são os mais importantes, faça uma chamada forte que já diga o que ele irá assistir depois ou ler, se você tem uma vinheta, por exemplo, deixe para o final.
 
Seja prático e objetivo, e claro traga conteúdos realmente interessantes.
 
10 – Mais audiovisuais

A décima e última mudança que impacta na sua forma de conseguir clientes é que estamos mais audiovisuais! Ficamos cada vez menos estimulado por conteúdos em texto e mais estimulado por conteúdos em audio e vídeo. Se for em vídeo, melhor ainda!

Por isso que o Instagram, que era uma rede tão focada em imagens, tem feito cada vez mais esforço para ser uma rede de vídeos, eles estão considerando essas mudanças de comportamento.

O YouTube é o segundo maior buscador depois do Google? Sim, as pessoas buscam as coisas no YouTube e MUITO. E você? Está produzindo conteúdo em vídeo para o seu cliente?
 
Fique atento

Todas essas mudanças impactam e muito a sua forma de conseguir clientes, tente adaptar a sua comunicação para conseguir maior conexão e interação com as pessoas. Ignorar essas mudanças podem impactar negativamente nos seus resultados.

 


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